quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA - PDE





O Planejamento é uma ferramenta gerencial utilizada com o propósito de auxiliar uma organização a realizar o seu trabalho; focalizar sua energia, assegurar que seus membros estejam trabalhando visando os mesmos objetivos, avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constantes mudanças. Sendo assim, um Planejamento constitui um esforço disciplinado para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guia o que uma organização é o que fez e porque assim faz, com foco no futuro.
O PDE implantado nas Escolas Municipais desde 1999, veio para auxiliar a escola a se organizar de maneira eficiente e eficaz, a concentrar esforços e recursos buscando parcerias a fim de promover a melhoria no desempenho acadêmico dos alunos.
Diretores, coordenadores e professores podem constatar que com a implantação do PDE, a escola passou a refletir sobre o seu significado, o desempenho que pretende atingir no futuro e como pode se organizar de maneira efetiva para atingir as metas desejadas.
Entre os profissionais que participam da elaboração do PDE estão técnicos, diretores das escolas, membros do Comitê Estratégico, composto pelo Grupo de Sistematização e pelo Colegiado Escolar, que é a instância máxima para o acompanhamento e controle da execução do PDE, entre outros.
Todas as escolas municipais elaboram seu planejamento no início do ano letivo. O PDE como sendo um instrumento de trabalho pertinente que organiza a escola e seus entornos, através de ações planejadas torna o ambiente escolar mais eficiente, prazeroso e atrativo.
O êxito da escola e dos profissionais que nela atuam depende da capacidade de gerenciamento e de manejar a complexidade da ação educativa, resolvendo problemas, por meio de uma interação inteligente e criativa.
Estamos cientes de que o papel da Secretaria de Educação é fundamental, porque estabelece as diretrizes e objetivos estratégicos do sistema educacional, bem como providencia o apoio pedagógico gerencial às escolas, para que as mesmas possam tornar realidade os objetivos perseguidos e, assim esta secretaria tem buscado concretizar seu trabalho, através do apoio quanto a recursos tecnológicos, financeiros e pedagógicos.
A SMECD tem feito sua parte, dando o suporte necessário a cada uma, realizado visitas, acompanhando a realização das ações e se mantendo ao dispor quando procurada, esclarecendo dúvidas, através de reuniões, encontros e visitas.
Segundo a professora Maria Helena, Coordenadora do PDE na SMECD, todas as escolas municipais estão engajadas no processo, atingindo as metas propostas tendo como foco o aluno e o ensino aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.