terça-feira, 10 de maio de 2016

SECRETARIA MUNICIPAL E ASSESSORIA PEDAGÓGICA ORIENTAM COORDENADORES NA APLICAÇÃO DA PROVINHA BRASIL



A Avaliação da Alfabetização – Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.
Composta pelos testes de Língua Portuguesa e de Matemática, a Provinha Brasil permite aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras, mais especificamente, a aquisição de habilidades de Leitura e de Matemática.
A Portaria Nº 867, de 4 de julho de 2012, instituiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC com a proposta de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, utiliza a Provinha Brasil como meio de aferir os resultados.
A Provinha Brasil é elaborada e distribuída pelo Inep, para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no 2º ano do ensino fundamental, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil. A adesão a essa avaliação é opcional, e a aplicação fica a critério de cada secretaria de educação das unidades federadas. 
Portanto, a Secretaria Municipal de Educação e SEDUC-MT fizeram adesão a essa avaliação (Provinha Brasil) e para que o processo de aplicação se efetive de maneira satisfatória, a  Coordenadora do Local do PNAIC, Maria Madalena Caixeta Tavares da Silva, a Orientadora do PNAIC, Benedita Neire de Almeida Magalhães e Assessora pedagógica da SEDUC, Marilei de Oliveira Freitas reuniram-se com os coordenadores do 1º ciclo de Alfabetização para orientá-los quanta aplicação; correção e tabulação dos dados; interpretação dos resultados e lançamento dos dados no sistema da Provinha Brasil/INEP, além da realização de um plano de intervenção para trabalhar as habilidades não adquiridas pelos alunos.

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