A
Avaliação da Alfabetização – Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que
visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e
ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças
matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras.
Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos
alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de
alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um
diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na
aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.
Composta pelos testes de Língua Portuguesa e de
Matemática, a Provinha Brasil permite aos professores e gestores obter mais
informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de
desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades
iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras, mais
especificamente, a aquisição de habilidades de Leitura e de Matemática.
A Portaria Nº 867, de 4 de julho de 2012, instituiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC com
a proposta de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito
anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, conforme uma das metas
previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, utiliza a
Provinha Brasil como meio de aferir os resultados.
A Provinha Brasil é elaborada e distribuída pelo Inep,
para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito
Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados
no 2º ano do ensino fundamental, têm oportunidade de participar do ciclo de
avaliação da Provinha Brasil. A adesão a essa avaliação é opcional, e a
aplicação fica a critério de cada secretaria de educação das unidades
federadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.