domingo, 30 de novembro de 2014

"O soldadinho de Chumbo e a Bailarina"

 Um soldado feito de chumbo uma bailarina a rodar, brinquedos felizes mas com traumas profundos causado por " um brinquedo malvado e odiado por todo mundo". Ratos, peixe gigante, naufrágios catastróficos...A apresentação do teatro representado pelos alunos da escola Maria Villany Delmondes, no Centro de Eventos. 






terça-feira, 25 de novembro de 2014

SUCESSO DE PÚBLICO!

"A BELA E O FERA" ABRE DE FORMA TRIUNFAL A TEMPORADA DE APRESENTAÇÕES DO PROJETO MUNICIPAL TEATRO &; LITERATURA
Cerca de 600 alunos das escolas municipais de Jaciara prestigiaram a apresentação da adaptação do clássico infantil “A Bela e a Fera” – a peça “A Bela e o Fera”. Gritos, gargalhadas, suspense, romance, atrapalhadas e muito humor contagiaram o público presente, na tarde desta terça-feira (25), no Centro de Eventos Maria Jovelina de Almeida.
O espetáculo abriu com chave de ouro a temporada de apresentações do Projeto Teatro & Literatura, oferecido pela Prefeitura de Jaciara através da secretaria municipal de Educação e execução da diretoria de Cultura. Durante a temporada, os pequenos atores farão apresentações de dois clássicos da literatura infantil e uma peça exclusiva escrita pelo diretor do grupo de artes cênicas municipal, Vinícius Moura.
De acordo com a secretária de Educação, Elizabete Oliveira de Lima, o objetivo do Teatro & Literatura não é formar atores e atriz profissionais. Porém, utilizar o Teatro e Literatura como instrumentos pedagógicos e de transformação dos alunos participantes e, na medida do possível do ambiente nos quais eles convivem.
“Ao todo, o Teatro e Literatura ministrou quase 1.500 horas/aula, somando as quatro turmas dos pólos pulverizados nas seguintes escolas municipais: Maria Vilany Delmondes, Magda Ivana e Santa Rosa, que fica localizada na região rural de Jaciara. Participam do projeto alunos com idades entre 9 e 14 anos”, explica Elizabete.
No Teatro & Literatura, cada turma tem encontro marcado duas vezes na semana dentro da própria instituição de ensino e ensaios no Anfiteatro Celcita Pinheiro. O treino geral, antes do espetáculo, está acontecendo no Centro de Eventos Maria Jovelina, palco de todas as apresentações do projeto.
“Com o projeto nossas crianças estão tendo a oportunidade de reforçar a leitura de forma lúdica aprendendo e se soltando ainda mais. Segundo informações dos seus respectivos professores, eles estão demonstrando melhor interesse na disciplina da língua portuguesa e mais segurança ao se expressarem em público”, ressalta a secretária.
O ponta pé inicial do Teatro & Literatura foi a realização do 1º Sarau Cultural no Memorial, onde os alunos do projeto tiveram a oportunidade de declamar poemas e se expressarem através de várias atividades, diante de um público com cerca de 900 alunos, de manhã e a tarde, vindos das escolas estaduais, municipais e particulares, além das Unidades de Ensino Infantil.
No telão, como mestre de cerimônia virtual, a secretária de educação, Elizabete de Lima, agradeceu ao empenho do coordenador do Teatro e Literatura pela insistência, garra e sucesso na execução do projeto e também, aos professores, coordenadores e familiares dos alunos, por abraçarem o projeto.
"Agradeço também ao nosso prefeito Ademir Gaspar de Lima, que é um dos grandes incentivadores ao resgate da cultura jaciarense, a qual há muito tempo estava adormecida. Este ano apenas o começo para o inicio de uma nova era que está por vir no município", finalizou. 
(Márcio Fidélis / Ascom Jaciara

domingo, 16 de novembro de 2014

COMO PASSOU RÁPIDO!


Estamos nos últimos ensaios, momentos finais, está chegando a hora de subirmos ao palco e emocionar! Aprendemos muito durante esses mês juntos, eu só tenho a agradecer alunos, pais, professores, equipe, e as pessoas que acreditaram no Projeto como ferramenta de transformação. Eu sempre disse e reafirmo aqui: "A apresentação do que aprendemos em forma de espetáculo é apenas uma vitrine, muito singela do mundo que carregamos dentro de nós depois desses últimos meses, o que vivemos e aprendemos juntos ninguém tira, Nunca Mais Seremos os Mesmos! Hoje somos melhores do que ontem, porque acreditamos que a arte transforma!"
MUITO OBRIGADO!
LEMBRANDO:
Dia 21 de novembro (Sexta-Feira) às 15:00 Centro de Eventos: A BELA E O FERA (Escola Magda Ivana)
Dia 29 de novembro (Sábado) às 20:00 Centro de Eventos: O Soldadinho de Chumbo e a Bailarina (Escola Maria Villany Delmondes)
Dia 13 de Dezembro (Sábado) às 20:00 Centro de Eventos: ESPERANÇA
(Escola Maria Villany Delmondes)

Escritor das peças e Coordenador de Cultura- Vinicius Moura

Cultura "Teatro e Literatura"

Como consequência de um fantástico trabalho desenvolvido pela cultura na administração de Ademir Gaspar de Lima que não mede esforços para propocionar um mágico fechamento desse lindo projeto que é o "Teatro e Literatura" nas escolas municipais, que somos destaque na mídia, um trabalho em conjunto comandado pela secretária de educação Elizabete Oliveira de Lima que desenvolve em sua gestão uma revolução ao proporcionar a arte como ferramenta educacional. E ao exímio assessor Marcio Fidelis que com profissionalismo dá voz à arte e à cultura através de uma brilhante cobertura. O nosso muito obrigado

Escritor das peças e Coordenador de Cultura - Vinicius Moura

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL! COZINHA ÚNICA FORNECE CERCA DE 15 MIL REFEIÇÕES DIÁRIAS

 


Responsável pela elaboração da merende escolar de todas as unidades municipais de educação e presta suporte para outros setores da Executivo Municipal, a Cozinha Única do município prepara diariamente de 12 a 15 mil refeições, de segunda a sexta-feira. 

A jornada de trabalho das 17 mulheres e três homens começa quando todos ainda estão dormindo, às 3 horas da manhã, para que tudo fique pronto e a merenda escolar possa ser servida no horário pontual. Anexo a cozinha em pleno vapor funciona a padaria municipal, onde são produzidos os pães dos cafés da manhã e lanches.

Segundo a responsável pela Cozinha Única, Ivanilda Carlos de Moraes, atualmente são atendidas todas as unidades municipais de ensino incluindo a Pestalozzi de Jaciara, Ceja Marechal Rondon (lanche esporádico para alunos especiais), creches, Lar da Criança, com a verba oriunda da Secretaria Municipal de Educação.

“Também preparamos a alimentação para o Hospital Municipal de Jaciara, com um cardápio diferenciado, e também nos dias de campanhas vacinação. Neste caso o custeio para a compra dos alimentos é da Secretaria Municipal de Saúde”, ressalta Ivanilda.

A nutricionista Paula Eleonora, que é responsável pela a elaboração do cardápio das escolas e creches, conta que o cardápio é elaborado para atender as necessidades nutricionais dos alunos durante suas permanências na escola, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

“Nas Unidades Municipais de Educação, como estudam em período integral, são fornecidas cinco refeições. A primeira é o café da manhã as 7h15, que é mamadeira preparada com leite e chocolate ou mucilon, sempre alternando com pão e bolachas. Às 9 horas serve alguma variedade de fruta e as 10h40 tem o almoço. As demais refeições são o lanche que é servido as 13h30 e a última antes do regresso para suas casas, as 16 horas”, explica a nutricionista.

O prefeito Ademir Gaspar de Lima destaca a importância da Cozinha Única, sendo Jaciara uma das poucas cidades a ter uma estrutura bem equipada com caldeiras de alta pressão, fogões, fornos entre outros equipamentos industriais.

“Tudo é feito dentro das normas de segurança alimentar e nos padrões da vigilância sanitária e por profissionais dedicados e capacitados. Cerca de 30 % da matéria prima para a confecção das refeições são adquiridas da Agricultura Familiar através de chamadas públicas”, finaliza Ademir. (Ascom/ Sec. Mun. Educação)

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Formação de coordenadores do Pacto/UFMT

A coordenadora do Ensino Fundamental e do Pacto Professora Madalena e a tutora do Pacto Professora Neire participam da Formação de coordenadores do Pacto/UFMT - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/MT no Hotel Fazenda Mato Grosso - Cuiabá que aconteceu do dia 10  a 14 de novembro
 






sábado, 8 de novembro de 2014

"MOSTRA DE ARTES DA ESCOLA MAGDA IVANA TEM SUCESSO DE PÚBLICO, ALUNOS DO MAIS EDUCAÇÃO"








"PREMIAÇÃO ETAPA MUNICIPAL DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2014"

Cerimônia de Premiação dos alunos selecionados na etapa Municipal das Olimpíadas de Língua Portuguesa. Parabéns aos nossos escritores de Poema, Memórias Literárias, Crônicas e Artigo de Opinião. Obrigada a todas as escolas públicas  que se envolveram neste trabalho grandioso.





Festival de Leitura da Escola Maria Vilany revelou vários talentos


 
 
Festival de Leitura da Escola Maria Vilany revelou vários talentos
Postado em: 06/11/2014


Vozes e instrumentos afinados, desenhos especiais e encenação que não deixou a desejar foram algumas das surpresas reveladas no Festival de Leitura 2014 que rolou nas manhãs dos dias 5 e 6 de novembro, no palco do Centro de Evento Maria Jovelina de Almeida.
De acordo com a organização do certame, o objetivo principal é propiciar aos alunos uma forma lúdica de leitura e motivá-los para buscar a leitura por prazer, incentivando-os a ver nos livros uma nova maneira de ver a vida, criando e recriando com a literatura. E o objetivo foi alcançado prova disso foi a revelação de vários talentos nas artes cênicas, música e desenho.
No primeiro dia, as apresentações ficaram sob o comando da 3ª Fase do 2º Ciclo com os gêneros teatro, poema, paródia, história em quadrinhos e coreografia. Baseados nas obras “Quem Roubou o Meu Futuro (Sylvia Orthof), “A Guerra do Lanche” (Lourenço Cazarré), “O Meu Pé de Laranja Lima” (José Mauro de Vasconcelos), “Os Pequenos” (Aristidis Fraga Lima) e “Amigo é Amigo” (Ana Maria Machado).
Já no segundo dia quem comandou o palco foram os alunos do 3º Ciclo com as obras “A Cor do Preconceito” (Carmem Lúcia Campos), “Pollyanna Moça” (Eleanor H. Porter), "A Esperança por Um Fio” (Menalton Braf), “O Estudante III” (Adelaide Carraro) e “A Moreninha” (Ivan Jaf). Da mesma forma, todos os temas foram adaptados ao teatro, música, coreografia, paródia, HQ e poema.
O Festival de Leitura além da participação dos alunos da E.M Maria Vilany também recebeu alunos de outras instituições. Foram dois dias de muita cultura, conhecimento e entretenimento. O evento foi organizado pelas professoras Claudirene Silva Lima e Neuza Silva da Cruz, as quais contaram com o apoio da diretora Sônia Maria Araújo e da coordenadora dos dois ciclos, Márcia Cristina Ferreira Farias.
O sucesso do evento também se deve a colaboração dos demais professores, articuladora da 3ª Fase do 2º Ciclo e do 3º, coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Cultura e principalmente dos alunos, que com seus empenhos, tornaram possível o evento.


Fonte: Márcio Fidélis / Ascom Educação Municipal