Os professores do Ensino
Fundamental da rede municipal de Jaciara participaram de uma formação, na
Semana Pedagógica, referente à Temática “A investigação socioantropológica e
complexo temático. Como o ensino na rede é organizado por ciclo de formação
esta temática vem nos orientar na organização de um trabalho pedagógico pautado
na formação integral do aluno. A investigação socioantropológica organiza as
atividades escolares a partir de dados obtidos por um levantamento
socioantropológico realizado nas comunidades escolares por professores, e, em
alguns casos, com a participação de funcionários, alunos e até pais e mães.
Partindo da verificação do senso comum, como indica Brandão:
[...] são todos as dimensões de uma
determinada comunidade, inclusive seus sonhos, aspirações e projetos que
constituem o discurso a ser revelado e decodificado. O que nos interessa,
sobretudo, é fazer emergir as contradições e incoerências entre o falar e o
agir, entre as percepções da realidade e de si e as pautas de comportamento
cotidiano, entre o sonho e a realidade, entre o real e o possível. ( Brandão,
2002: 11).
O Complexo temático é a
ferramenta para organizar o ensino a partir dos elementos levantados na
investigação socioantropológica. A síntese da participação e a construção do
conhecimento nos ciclos de formação podem se realizar por meio dos seus
desdobramentos no cotidiano dos espaços escolares. O complexo temático propõe
uma captação da totalidade e das dimensões significativas de determinados
fenômenos extraídos da realidade e da prática social. Segundo Gorodicht e
Souza:
[...] o Complexo Temático caracteriza-se
por fazer-se produção coletiva, respeitandas as especificidades locais e
regionais, por ser significativo para toda uma comunidade, por apontar
situações-problema para seus atores, por propor-se gerador de ação, por ajudar
o aluno a compreender a realidade atual, por respeitar os sujeitos que na
escola e na sociedade interagem e por ser representativo de uma dada leitura do
rela( Goroditch; Souza, 1999: 81).
Portanto, o objetivo central
deste trabalho foi de auxiliar os educadores na compreensão da Metodologia de
trabalho e na elaboração dos Planejamentos de Ensino. Contamos com o
assessoramento das formadoras Mendes Solange, Elisabete e do formador Rogério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.