quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EM PARCERIA COM O CEFAPRO DE RONDONÓPOLIS REALIZAM CAPACITAÇÃO COM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE JACIARA


Os professores do Ensino Fundamental da rede municipal de Jaciara participaram de uma formação, na Semana Pedagógica, referente à Temática “A investigação socioantropológica e complexo temático. Como o ensino na rede é organizado por ciclo de formação esta temática vem nos orientar na organização de um trabalho pedagógico pautado na formação integral do aluno. A investigação socioantropológica organiza as atividades escolares a partir de dados obtidos por um levantamento socioantropológico realizado nas comunidades escolares por professores, e, em alguns casos, com a participação de funcionários, alunos e até pais e mães. Partindo da verificação do senso comum, como indica Brandão:

[...] são todos as dimensões de uma determinada comunidade, inclusive seus sonhos, aspirações e projetos que constituem o discurso a ser revelado e decodificado. O que nos interessa, sobretudo, é fazer emergir as contradições e incoerências entre o falar e o agir, entre as percepções da realidade e de si e as pautas de comportamento cotidiano, entre o sonho e a realidade, entre o real e o possível. ( Brandão, 2002: 11).

O Complexo temático é a ferramenta para organizar o ensino a partir dos elementos levantados na investigação socioantropológica. A síntese da participação e a construção do conhecimento nos ciclos de formação podem se realizar por meio dos seus desdobramentos no cotidiano dos espaços escolares. O complexo temático propõe uma captação da totalidade e das dimensões significativas de determinados fenômenos extraídos da realidade e da prática social. Segundo Gorodicht e Souza:

[...] o Complexo Temático caracteriza-se por fazer-se produção coletiva, respeitandas as especificidades locais e regionais, por ser significativo para toda uma comunidade, por apontar situações-problema para seus atores, por propor-se gerador de ação, por ajudar o aluno a compreender a realidade atual, por respeitar os sujeitos que na escola e na sociedade interagem e por ser representativo de uma dada leitura do rela( Goroditch; Souza, 1999: 81).


Portanto, o objetivo central deste trabalho foi de auxiliar os educadores na compreensão da Metodologia de trabalho e na elaboração dos Planejamentos de Ensino. Contamos com o assessoramento das formadoras Mendes Solange, Elisabete e do formador Rogério. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.