quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Prefeito, Secretária Municipal de Educação e diretores das redes Municipal, Estadual e Particular decidem sobre Desfile no aniversário da cidade

Nesta terça-feira dia 27/08 ocorreu na Casa de Cultura  uma reunião com o Prefeito Ademir e a Secretária Municipal de Educação Elizabete. Participaram o Secretário de Governo, Diretora da Cultura, Diretor do Turismo, Presidente da ACIAJAC, equipe da SMEC  e diretores das redes municipal, estadual e particular. O objetivo da reunião foi debater a realização de desfile no aniversário do município dia  21/10. Ficou deliberado que cada diretor levará as sugestões para o grupo escolar. Ficou definido nova reunião dia 2 de setembro onde vão analisar as sugestões dos profissionais de educação.







Professores da Rede Municipal fazem Formação em BOARDMAKER

Professores da Rede Municipal fazem Formação em BOARDMAKER


O movimento mundial pela inclusão è uma ação politica,cultural,social e pedagógica' e constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos,que conjuga igualdade e diferença e que avança em relação à ideia de equidade dentro e fora da escola. Nesse sentido,a Secretaria Municipal de Educação de Jaciara- MT,fomenta reflxões através de estudos na sala do educador,formação continuada em temas especificos,neste caso,tecnologia assistiva e alternativa, seminários. Nesta perspectiva ,a coordenação local fortalece a inclusão na rede ,com a finalidade de promover uma educação de qualidade para todos os alunos. O Boardemake è um software usado por aducadores na criação e impressão de materiais educacionais e de comunicação .É um programa de desenho combinado com uma base de dados gráficos que apresenta mais de 4.500 símbolos de comunicação pictórica.É indicado para usuários avançados e com necessidades de comunicação alternativa de alto nível.Contando com funções de predição de palavras,abreviatura e expansão ,à elevada quantidade das vozes sintetizadas REAL SPEAK. A formação foi pensada para atender uma demanda especifica da Rede Municipal de Ensino,ou seja,para professores que atendem alunos especiais na sala de aula comum. A coordenadora do ensino especial e o professor formador organizaram a formação em dez encontros de três horas semanais. A formação se deu na sala de recursos multifuncional da Unidade Municipal De Educaãoç Infantil Zulmira Barbieri Oliveira.












Secretária de Educação visita a Usina Pantanal e a Escola 7 de Abril

Secretária de Educação Elizabete Oliveira de Lima juntamente com o Secretário de Saúde Edinaldo e a Coordenadora de Assistente Social Elaine visitam a Usina Jaciara, a Usina Pantanal e a Escola M. 7 de Abril. 
A Senhora Elaine apresentou as repartições das duas usinas, após foram visitar a escola municipal e a Vila Santa Fé onde será feito atendimentos pela agente de saúde.







quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CONSELHO DO FUNDEB É CAPACITADO EM JACIARA

Nesta terça-feira, dia 27/08, os membros do Conselho do FUNDEB se reuniram para realizar uma capacitação. Após sua posse, solicitaram explicações do que analisar num Balancete do FUNDEB. A equipe da SMECD providenciou a capacitação solicitando a vinda do Professor Ronievom Miranda, que está atualmente em Cuiabá e presta assessoria às Prefeituras de vários municípios, entre eles Jaciara. Já foi do setor contábil na Prefeitura e tem bagagem para capacitar os novos membros. Ficou marcado novo encontro para o dia 03/09 para dar continuidade à capacitação. Foram tiradas algumas dúvidas quanto aos empenhos que fazem parte do Balancete e mostrado na prática como analisar os documentos. A segunda etapa será de oficinas durante o dia todo.



terça-feira, 13 de agosto de 2013

Monitoramento e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE

       A Coordenação de monitoramento e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) esteve no município de Jaciara no período de 05 a 09 de Agosto de 2013.
         A visita teve como objetivo monitorar a execução do programa em questão, buscando assim o aprimoramento das ações de assistência à alimentação escolar, direito garantido aos alunos da creche, pré-escola e ensino fundamental, inclusive da educação de jovens e adultos (EJA) demanda atendida pela rede municipal de ensino.
         A equipe da Secretaria Municipal de Educação recebeu e acompanhou in-loco os técnicos do FNDE Jones Fragosa da Silva e Daniel Pereira da Silva, nas escolas UMEIS e Cozinha Única. A nutricionista, a presidente do Conselho da Alimentação Escolar-CAE, os membros do Conselho e a equipe da  Secretaria Municipal de Educação responderam a questionários, entrevistas e participaram de uma reunião com os representantes do FNDE,  realizada no dia 9 de agosto,   com a finalidade de informar a situação do município acerca da alimentação escolar. Na conclusão dos trabalhos foi apresentado um Relatório Preliminar do PNAE, pelos técnicos do FNDE.









quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CONSELHO DO CAE EM AÇÃO!!!

O Conselho de Alimentação Escolar tem a função de monitorar e fiscalizar a aplicação dos recursos, analisar os Relatórios da Gestão do PNAE, analisar Prestação de contas, emitir Parecer conclusivo dentre muitas outras funções estabelecidas na Resolução vigente e no Regimento Interno do CAE. Em Jaciara, a posse dos novos membros ocorreu em 20/05/2013 e desde então o Conselho já tem feito várias reuniões. Em 27/06 estudaram a Resolução nº 26 de 17/06/2013 a qual trouxe algumas mudanças quanto ao atendimento da Alimentação Escolar. No dia 11/07 reuniram-se novamente para Aprovação do Regimento Interno do Conselho e elaboração do Plano de Ação que será cumprido no decorrer do ano. Em 31/07 tornaram a se reunir para elaborar o Cronograma de Reuniões do Conselho. Em 06/08 nas dependências da Biblioteca Municipal, os conselheiros responderam a um questionário do FNDE. É de suma importância a atuação dos conselheiros e, percebemos que todos estão envolvidos e comprometidos com o bom andamento dos trabalhos. A Secretária Municipal de Educação Elizabete Oliveira de Lima disse que "está contente com a atuação dos novos membros eleitos e no que depender da SME estaremos a disposição para contribuir com o desenvolvimento dos trabalhos".

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Inaugurações realizadas no município de Jaciara

Na manhã de sábado (03/08) o prefeito Ademir Gaspar de Lima e seu vice Adilson França estiveram participando de um roteiro de inaugurações e visitas no município. Várias autoridades participaram, dentre eles vereadores e o deputado federal Wellington Fagundes;
Deram início as 8h, com a visita as obras de lama asfáltica no bairro São Sebastião.  Em seguida a comitiva seguiu para o Zé Araçá, em uma área onde será construída um nova crechecom capacidade para atender 135 crianças de 0 a 3 anos de idade. O benefício faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PROINFÂNCIA) do Ministério da Educação (MEC).
Aproveitando este momento também foram inaugurados a Biblioteca Municipal e Secretaria de Educação na qual passaram por uma reforma. Através de uma parceria com a Secretaria de Turismo  município e do Estado o município recebeu 16 computadores   na qual será disponibilizado para a comunidade utilizar para pesquisas e estudos.
Finalizando o roteiro, foi feita a entrega oficial das chaves de três veículos novos para as equipes do Cras e Creas, assim como a de um ônibus novo a Secretaria Municipal de Educação. O ônibus foi viabilizado por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
 Computadores



 Inauguração da reforma da Biblioteca Municipal e Secretaria de Educação



 Entrega de um ônibus escolar para a área rural

 Inauguração da quadra de areia 


Área onde será construída a Creche do Jardim Araça