sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A magia das apresentações circenses

O circo constitui uma forma de expressão fundamental na formação cultural brasileira, por conta de sua itinerância e sua capacidade de influência em todo o território. Uma das artes mais relevantes de uma cultura, especialmente para a cultura corporal e serve também para melhorar a qualidade de vida de quem a pratica e de quem pode apreciar suas apresentações, se entregando a magia do circo. Mesmo sendo tradicional, essa expressão adquire formas contemporâneas que se articulam permanentemente com outros setores da cultura. Traz consigo valores cívicos, morais e educacionais fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social.
Sabendo da importância que a cultura circense exerce sobre a formação humana a FUNARTE (Fundação Nacional de Artes), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Jaciara propiciou no dia 16 de outubro, no Centro de Eventos, uma apresentação para mais de 1000 crianças com idade entre 05 e 12 anos.
O grupo “Arco Íris, Uma Alegoria Circense” mostra a arte milenar do circo brasileiro, um circo aproximado com seu público, de diálogo fácil e de muita interatividade. O Espetáculo/Show, uma mescla de ações circenses tem como personagens palhaços, malabaristas, monociclo, músicos e mágico.
O público se encantou com o Palhaço Pipoca e até mesmo os adultos se entregaram a momentos de diversão.
A Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) é uma Fundação do governo brasileiro, ligada ao Ministério da Cultura e atua em todo território nacional. É o órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo.
Objetiva incentivar a produção e a capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa, a preservação da memória e a formação de público para as artes no Brasil.
 












quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SMECD E ASSESSORIA PEDAGÓGICA SE REUNIRAM COM OS DIRETORES ESCOLARES PARA APROVAR CALENDÁRIO ESCOLAR DE 2013

Nesta quarta-feira, as 14 horas, a Secretária Municipal de Educação Lucia Elena junto com sua equipe, Assessora Pedagógica professora Mariley e Diretores das instituições municipais e estaduais, se reuniram nas dependências da Biblioteca Municipal para tratar a seguinte pauta: Calendário Escolar para 2013, demanda a ser atendida em 2013, Eleição para Conselho Tutelar e Programa Brasil Alfabetizado. Constatou-se na reunião que a demanda a ser atendida para 2013 é maior que a oferta. Houve sugestões para distribuir os alunos em algumas escolas, todavia também constatou-se que todas as unidades escolares estão lotadas, sem salas ociosas que possam atender salas anexas. Surgiram algumas sugestões como: ampliação das escolas municipais, com a construção de mais salas; reabertura da Escola Agrícola, construção urgente da Escola Modelo no Bairro Santo Antonio, antigo campo do Guimarães. Só que essas sugestões para se cumprir, seria a médio ou longo prazo. O problema do aumento do número de alunos para ser resolvido é para o atendimento no início do ano letivo em 2013 que está programado para iniciar em 04 de fevereiro. Houve algumas sugestões, porém verificamos que não resolveriam o problema. Hoje só na rede municipal temos 2.307 alunos cadasrtados no Censo de 2012. Em seguida, a professora Marlene Gaio, também Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado, falou sobre o Programa, solicitando que se fizesse levantamento da demanda de adultos e jovens que queiram estudar, e solicitou a parceria de mais escolas estaduais para o atendimento destes alunos jovens e adultos, além da divulgação do Programa por todas as escolas. "Sentimos a necessidade premente de novas escolas no município para atender todas  as crianças". disse a Secretária de Educação Municipal. Inclusive as familias que se instalarão nas novas casas do Programa PAC II, que ficam nas proximidades da escola Municipal Magda Ivana e da Escola estadual Milton da Costa Ferreira - disse o professor Amadeo, Diretor da Escola Magda Ivana. Estas escolas terão que atender essas famílias e não têm mais vagas- completou. As políticas públicas educacionais terão que ser repensadas para cumprir o acordo "Compromisso Todos pela Educação". A professora Doralice, também Diretora da Subsede da Região Sul, solicitou a parceria de todas as unidades escolares para fazer o cadastramento das pessoas que vão votar para a constituição do Conselho Tutelar. A eleição ocorrerá em 02/12/2012.







domingo, 14 de outubro de 2012

Parabéns aos Professores de Jaciara!!!



Os Educadores sonhadores jamais desistem de suas sementes, mesmo que não germinem no tempo certo...
Mesmo que pareçam frágeis frente às intempéries...
Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.
O espírito de um mestre nunca se deixa abater pelas dificuldades.
Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos.
Ser professor é um privilégio.
Ser professor é semear um terreno sempre fértil
é se encantar com a colheita.
Ser professor é ser o condutor de almas e de sonhos
é  lapidar diamantes

Gabriel Chalita

A todos os educadores que este dia  15 de outubro seja ainda mais especial!

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

SMECD reune com Coordenadores das Escolas e UMEIS

Neste dia primeiro de outubro, a Secretaria Municipal de Educação reuniu-se com todos os Coordenadores Pedagógicos para dar andamento aos trabalhos educacionais. Se fizeram presentes as Escolas e as Unidades de Educação Infantil para tratar da seguinte pauta: Formação Agrar, Mostra de Ciências, Programa Alfabeletrar, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa,Orientações Curriculares, Formação da Sala do Professor, Plataforma Freire, Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, IDEB e PDE, Educação Especial. Junto a estes assuntos, foram feitos vários encaminhamentos e orientações foram dadas para que o trabalho escolar possa fluir a contento e alcançar os objetivos propostos que é a educação de qualidade no município.