sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A magia das apresentações circenses

O circo constitui uma forma de expressão fundamental na formação cultural brasileira, por conta de sua itinerância e sua capacidade de influência em todo o território. Uma das artes mais relevantes de uma cultura, especialmente para a cultura corporal e serve também para melhorar a qualidade de vida de quem a pratica e de quem pode apreciar suas apresentações, se entregando a magia do circo. Mesmo sendo tradicional, essa expressão adquire formas contemporâneas que se articulam permanentemente com outros setores da cultura. Traz consigo valores cívicos, morais e educacionais fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social.
Sabendo da importância que a cultura circense exerce sobre a formação humana a FUNARTE (Fundação Nacional de Artes), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Jaciara propiciou no dia 16 de outubro, no Centro de Eventos, uma apresentação para mais de 1000 crianças com idade entre 05 e 12 anos.
O grupo “Arco Íris, Uma Alegoria Circense” mostra a arte milenar do circo brasileiro, um circo aproximado com seu público, de diálogo fácil e de muita interatividade. O Espetáculo/Show, uma mescla de ações circenses tem como personagens palhaços, malabaristas, monociclo, músicos e mágico.
O público se encantou com o Palhaço Pipoca e até mesmo os adultos se entregaram a momentos de diversão.
A Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) é uma Fundação do governo brasileiro, ligada ao Ministério da Cultura e atua em todo território nacional. É o órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo.
Objetiva incentivar a produção e a capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa, a preservação da memória e a formação de público para as artes no Brasil.
 












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.