Nesta quarta-feira, dia 08/02/2012, os coordenadores do PDE Escola estiveram reunidos nas dependências do IFET com as formadoras da SMECD, profª. Mª. Helena (coordenadora do PDE na SMECD) e profª. Zélia (coordenadora da Formação Continuada) para uma formação do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE Interativo.
Os coordenadores viram que a partir deste ano o PDE passa a ser online e todas as instituições devem se cadastrar para acessá-lo.
A nova ferramenta está com algumas diferenças do antigo PDE. As dimensões a serem trabalhadas agora são: Indicadores e Taxas, Distorção e Aproveitamento, Ensino e Aprendizagem, Gestão, Comunidade Escolar, Infraestrutura.
O objetivo desta formação foi para que os coordenadores tivessem um primeiro contato com a nova ferramenta do PDE que agora é online.
O próximo passo é a multiplicação do que viram dentro de suas unidades escolares, em seguida reunirem-se para a elaboração do plano.
PDE INTERATIVO
O PDE Interativo é a ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível no SIMEC para todas as escolas públicas. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais e sua principal característica é a natureza auto-instrucional e interativa de cada tela. Ou seja, além das escolas e secretarias não precisarem mais realizar formações presenciais para conhecer a metodologia e utilizar o sistema, este interage permanentemente com o usuário, estimulando a reflexão sobre os temas abordados. As mudanças tiveram como principal objetivo facilitar o acesso e a navegação da equipe escolar e de todas as pessoas interessadas em conhecer a ferramenta.
Em 2011, o PDE Interativo foi disponibilizado somente para algumas escolas priorizadas pelo PDE Escola. Em 2012, o sistema está disponível para todas as escolas que desejem utilizar a ferramenta, mesmo aquelas que não receberão recursos financeiros do Ministério da Educação, que somam mais de 145 mil escolas públicas.
O PDE Interativo está organizado em etapas que ajudam a equipe escolar a identificar seus principais problemas e a definir ações para alcançar os seus objetivos, aprimorar a qualidade do ensino e da aprendizagem e melhorar os seus resultados.
Estas ações estarão reunidas num plano, dividido em quatro partes:
1) na primeira parte, o sistema faz uma identificação geral do(a) diretor(a) e da escola;
2) em seguida, a escola realiza os Primeiros Passos, ou seja, organiza o ambiente institucional para elaborar o seu planejamento;
3) a terceira etapa consiste na elaboração do Diagnóstico que possibilitará à escola perceber onde se encontram as suas principais fragilidades;
4) por fim, na quarta e última parte a escola elabora o Plano Geral, contendo os objetivos, metas e ações que a escola definiu para alcançar as melhorias desejadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.