terça-feira, 30 de agosto de 2011

III Fórum Permanente de Debates da Educação de Jovens e Adultos FPDEJA



Tema Central: Preparação para o ENEJA.
Política e Estratégias de Fortalecimento da EJA.

Os Fóruns de Educação de Jovens e Adultos é um espaço plural que tem por finalidade discutir, reivindicar e apoiar as políticas públicas para essa modalidade. Também tem procurado dialogar com o Estado e municípios buscando a cooperação na construção de uma escola pública, que promova a valorização das diferentes expressões culturais no âmbito escolar. Defendendo a consolidação de uma política pública para a EJA, no Estado de Mato Grosso e para o País.
A efetivação do direito à educação na modalidade EJA depende da mobilização e articulação de vários setores da sociedade. Os Fóruns têm caráter político, constituindo-se em espaço permanente de discussão e atuação. Sendo assim, visam cumprir esse papel, tendo como objetivo principal a criação de uma instancia de discussão, mobilização, proposição e divulgação das políticas. Portanto neste III Fórum Permanente de discussão da Educação da EJA, cabe a todos nós refletirmos o papel do direito e da promoção das políticas públicas educacionais. E sobre a EJA, cabem os seguintes questionamentos: quais foram às mudanças nos últimos anos? Reformas da Constituição e das leis – o que mudou em relação a EJA? Mobilização social e responsabilização do Estado. As possibilidades e os limites do controle social.
A materialidade dessa mudança ocorre por meio de práticas políticas em diversos espaços: escolas, movimentos e projetos sociais, ONG’s, Associações, sindicatos, Fóruns, Conferencias, etc. Pois a conquista depende do processo e do envolvimento de todos.



“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade” Paulo Freire.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.