quinta-feira, 16 de junho de 2011

ESCOLA MUNICIPAL “7 DE ABRIL” E AEMA REALIZAM PASSEATA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM JACIARA-MT



No dia oito de junho de 2011 a Escola Municipal “7 de abril” em parceria com a AEMA (Associação Ecológica e Meio Ambientalista) do Vale do São Lourenço realizaram uma passeata com o objetivo de sensibilizar a população de Jaciara em relação aos problemas ambientais da atualidade.
Um dos temas propostos pela AEMA foi “Alimentos, consumo, frangos, carnes, veneno”. A partir deste a Escola “7 de Abril” fez a delimitação do mesmo, resultando na temática: Consumo de carne de frango de granja. Como no ano anterior foi trabalhado o excesso de agrotóxicos no cultivo de alimentos de origem vegetal, entre outras questões referentes à degradação ambiental, este ano, os (as) profissionais de educação da escola, optaram-se por trabalhar o consumo de alimento contaminado, porém de origem animal.
O trabalho realizado pelos (as) professores (as) sobre o consumo de carne de frango de granja foi desenvolvido a partir de estudo de textos pesquisados na Internet, entre outras fontes e recursos. Uma das principais informações sobre o frango de granja pode ser conferido a seguir:
Em razão dos hormônios sintetizados e antibióticos que fazem parte da ração com a qual as aves de granja se alimentam durante 24 horas ininterruptas, pelo período de 45 dias, quando se dá o abate, as pessoas que consomem o frango de granja envelhecem antes do tempo, e contraem cistos e tumores na mama, no colo do útero, nos ovários e na próstata. Segundo estatísticas divulgadas pela OMS: os tumores de mama atingem 550 mil mulheres por ano. Os tumores do colo de útero atingem 240 mil mulheres, e dos ovários, 220 mil, além dos tumores de próstata, que matam 50 mil homens, por ano. Além de contribuir para envelhecer precocemente, o frango e ovos de granja contribuem para aumentar o índice de osteoporose, visto que, em cada quilo de frango ou a cada 6 ovos de granja, o seu consumidor perde 800 mg de cálcio. FONTE: O Reformador - Jornal Alternativo - Edição 29/Março A 04/Abril – 2004
O resultado desse trabalho foi satisfatório, pois além de perceber uma interação entre alunos, familiares, escola e comunidade sobre o assunto, pelo menos as crianças demonstraram compreensão e mudança de atitude em relação ao consumo de frango de granja: nenhum deles quer comer frango de granja na merenda escolar. Estão convictos de que este poderá ser substituído por “frango caipira”, o que para os alunos da Escola “7 de Abril” não é muito difícil uma vez que muitos deles residem em fazendas, onde a criação de galinhas de capoeira (ou caipira) é comum.

(Texto: Profª Silvia Maria de A. Santos)

terça-feira, 7 de junho de 2011

SECRETÁRIO DE GOVERNO VISITA PROGRAMA

O programa Brasil Alfabetizado do MEC, em parceria com o município de Jaciara, visa diminuir os índices de analfabetismo na cidade e no campo.
Este é o terceiro ano que a Secretaria Municipal de Educação, faz a inclusão de todas aquelas pessoas que por diversos motivos não tiveram a oportunidade de estudar no tempo oportuno.
Como forma de divulgar e envolver cada vez mais outros setores da administração pública nas diversas frentes de trabalho da Secretaria Municipal de Educação, é que buscamos visitar “in loco” as Salas de Aula.
Na oportunidade esteve conosco o Secretário de Governo, onde os adultos que freqüentam o programa tiveram a oportunidade de expor suas expectativas e assim o poder público ouvi-los e incentivá-los a buscar a escolarização ao longo da vida, direito do povo e dever do Estado promover o acesso e a permanência de todos aos bens culturais e sociais.
Esteve acompanhando a visita, a Coordenadora Local do programa, que através da Secretaria Municipal de Educação monitora e acompanha as dez salas em funcionamento em 2011 no Município de Jaciara.