Durante a manhã desta sexta feira dia 14/03/2014, coordenadoras da SMECD reuniram-se com os professores articuladores com o objetivo de fortalecer o trabalho desenvolvido no âmbito escolar. Atender os alunos com
necessidades de aprendizagem, utilizando estratégias pedagógicas complementar, proporcionando vivências formativas cidadãs integradas às atividades desenvolvidas pelo Professor Regente não é um trabalho
fácil. Por isso a Secretaria Municipal de Educação sempre está atenta e chamando
para reuniões tanto com os Coordenadores Pedagógicos quanto com os
articuladores para que haja um trabalho conjunto na mesma direção e foco e que
os resultados deste trabalho alcance as metas traçadas. Em meio a tantas demandas,
o cenário educacional contemporâneo introduz ingredientes que criam paradoxos
para o exercício da função. Ao mesmo tempo em que a cobrança social pela
aprendizagem dos alunos, cada vez mais, recai de forma individualizada sobre o
professor, ele é instado a trabalhar de forma interdisciplinar, em projetos
conjuntos com as outras disciplinas e áreas de saber.
Um bom professor articulador
Para dar conta de tamanho desafio, o articulador precisa ter a seu favor algumas características. "Não podemos definir um perfil exato para o coordenador, pois é possível praticar a coordenação pedagógica com estilos variados. No entanto, o cuidado com as relações interpessoais tem de ser um norte a ser perseguido. As características que definem um bom coordenador talvez sejam as mesmas que caracterizam um bom professor", aponta Renata Cunha, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).clique aqui
Para dar conta de tamanho desafio, o articulador precisa ter a seu favor algumas características. "Não podemos definir um perfil exato para o coordenador, pois é possível praticar a coordenação pedagógica com estilos variados. No entanto, o cuidado com as relações interpessoais tem de ser um norte a ser perseguido. As características que definem um bom coordenador talvez sejam as mesmas que caracterizam um bom professor", aponta Renata Cunha, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).clique aqui
Dentre outras atividades e funções o
articulador também precisa desenvolver:
*intervenção e Apoio Pedagógico (articulação/superação)
junto aos estudantes com dificuldades de aprendizagem;
· Avaliação continua do processo de intervenção e Apoio Pedagógico, no qual alunos com dificuldades de aprendizagem estão inseridos;
· Participar de reuniões pedagógicas e Conselho de classe;
· Participação no processo de formação continuada dos professores como estratégia de revisão/recriação das concepções e práticas docentes, nos ciclos (sala de Professor);
· Medidas interventivas em relação aos alunos faltosos;
· Registro dos documentos, na data prevista;
· Informação atualizada sobre o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes,
em processo de intervenção e apoio pedagógico;
· Avaliação continua do processo de intervenção e Apoio Pedagógico, no qual alunos com dificuldades de aprendizagem estão inseridos;
· Participar de reuniões pedagógicas e Conselho de classe;
· Participação no processo de formação continuada dos professores como estratégia de revisão/recriação das concepções e práticas docentes, nos ciclos (sala de Professor);
· Medidas interventivas em relação aos alunos faltosos;
· Registro dos documentos, na data prevista;
· Informação atualizada sobre o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes,
em processo de intervenção e apoio pedagógico;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.