sexta-feira, 14 de março de 2014

SMECD realiza reunião com os articuladores


Durante a manhã desta sexta feira dia 14/03/2014, coordenadoras da SMECD reuniram-se com os professores articuladores com o objetivo de fortalecer o trabalho desenvolvido no âmbito escolar. Atender os alunos com necessidades de aprendizagem, utilizando estratégias pedagógicas complementar, proporcionando vivências formativas cidadãs integradas às atividades desenvolvidas pelo Professor Regente não é um trabalho fácil. Por isso a Secretaria Municipal de Educação sempre está atenta e chamando para reuniões tanto com os Coordenadores Pedagógicos quanto com os articuladores para que haja um trabalho conjunto na mesma direção e foco e que os resultados deste trabalho alcance as metas traçadas. Em meio a tantas demandas, o cenário educacional contemporâneo introduz ingredientes que criam paradoxos para o exercício da função. Ao mesmo tempo em que a cobrança social pela aprendizagem dos alunos, cada vez mais, recai de forma individualizada sobre o professor, ele é instado a trabalhar de forma interdisciplinar, em projetos conjuntos com as outras disciplinas e áreas de saber.

 Um bom professor articulador
Para dar conta de tamanho desafio, o articulador precisa ter a seu favor algumas características. "Não podemos definir um perfil exato para o coordenador, pois é possível praticar a coordenação pedagógica com estilos variados. No entanto, o cuidado com as relações interpessoais tem de ser um norte a ser perseguido. As características que definem um bom coordenador talvez sejam as mesmas que caracterizam um bom professor", aponta Renata Cunha, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).clique aqui
 
Dentre outras atividades e funções o articulador também precisa desenvolver:

  *intervenção e Apoio Pedagógico (articulação/superação) junto aos estudantes com dificuldades de aprendizagem;
· Avaliação continua do processo de intervenção e Apoio Pedagógico, no qual alunos com dificuldades de aprendizagem estão inseridos;
· Participar de reuniões pedagógicas e Conselho de classe;
· Participação no processo de formação continuada dos professores como estratégia de revisão/recriação das concepções e práticas docentes, nos ciclos (sala de Professor);
· Medidas interventivas em relação aos alunos faltosos;
· Registro dos documentos, na data prevista;
· Informação atualizada sobre o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes,
em processo de intervenção e apoio pedagógico;





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