domingo, 30 de junho de 2013

O 1ª ARRAIÁ DO VALE FOI UM SUCESSO!



Prefeito Ademir e 1ª Dama, Secretária de Educação prestigiando a festa junina 

Neste sábado, dia 29 de junho aconteceu o 1º Arraiá do Vale, escolas municipais, estaduais, particulares, Prójovem e maçonaria participaram da festa, com apresentações, barracas com comidas típicas e artesanatos.  A participação, dedicação e apoio de cada  instituição contribui para o sucesso da festa junina. A organização das barracas e decorações era de responsabilidade de cada instituição. A UMEI Menina Angélica foi premiada em 1º lugar com a decoração da barraca e a Escola M. Santa Rosa premiada em 1º lugar com a apresentação de quadrilha. Todas as  barracas estavam muito bem decoradas em clima de festa junina.
A organização da festa foi realizada pela Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria de Governo e Secretaria de Infraestrutura ,transporte e Diretoria de Cultura.
O Milhão e sua turma, Jota Monteiro e sua equipe e a dupla Sérgio e Ruan fizeram um grande bailão para a população, com música para todos os gostos na qual deram sua contribuição para tornar a festa maravilhosa.
 Fanfarra da Escola Municipal Magda Ivana

 Apresentação da Escola Maria Villany Delmondes
 
Alunos da Escola  Amélia Freire Gomes se preparando para apresentação, juntamente com a Diretora Rosangela, professora Fernanda e Secretária de Educação Elizabete

quarta-feira, 26 de junho de 2013

1º ARRAIÁ DO VALE

No próximo sábado dia 29 de junho acontecerá no pátio do Centro de Eventos Jovelina Maria de Almeida, a partir das 17 horas o 1º Arraiá do Vale.
Haverá participação das escolas municipais, estaduais, particulares e UMEIs com apresentações de quadrilhas e comidas típicas de festa junina.
Teremos a participação do Milhão e sua turma, Jota Monteiro e sua equipe e também a dupla sertaneja Sergio e Ruan do município de Rondonópolis.
Segundo a Secretária de Educação, Elizabete Oliveira de Lima a idéia é transformar o Arraiá do Vale em uma tradição no município. “Queremos criar uma festa tradicional, com a interação de todas as escolas e atender a população como um todo”.
A Prefeitura de Jaciara, Secretaria de Educação, diretoria de Cultura, Turismo e escolas contam com a presença de toda comunidade escolar e população jaciarense para prestigiar o evento. Sua presença é de grande importância para abrilhantar a festa.

Reunião com articuladores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais

No dia 26 de junho, nas dependências da Biblioteca Municipal foi realizada, pela equipe gestora da Secretaria de Educação, uma reunião Pedagógica com os professores responsáveis pela articulação da aprendizagem nas escolas da rede municipal (professor articulador, monitores das oficinas de Língua Portuguesa, Matemática e jogos intelectivos do Programa “Mais Educação” e  escola integral), além dos coordenadores pedagógicos. O objetivo principal do encontro foi de realizar uma análise situacional do processo ensino e aprendizagem dos alunos que são atendidos pelo Plano de apoio Pedagógico e pelo Programa Mais Educação e escola integral, afim de, juntamente com as escolas desenvolver ações para fortalecer os pontos positivos e atacar os negativos.
 


Tombamentos resgatam o valor histórico de Jaciara

A Diretoria de Cultura de Jaciara vem fazendo um grande trabalho a fim de resgatar a história do município. Um exemplo disso são os tombamentos que já foram realizados na Praça Tamoyos e Centro Cultural Paulo da Costa Ferreira, o Museu. O tombamento de patrimônios culturais em uma cidade acontece para reconhecer o valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando-se em conta sua função social.
De acordo com a diretora de Cultura, Selma de Fátima Moura, é de extrema importância resgatar a história da nossa cidade. “Se nós não tivermos essa iniciativa certamente daqui a alguns anos não teremos nada mais que nos lembre do início da nossa história”, comentou.
Jaciara já conta com o Museu municipal, onde encontra-se parte das origens do município e das pessoas que alavancaram a cidade, deixando sua marca através de objetos, manuscritos e recordações fotográficas. Segundo Selma, o trabalho com o Museu está apenas no começo e apesar do grande acervo, ainda a muita história que pode ser contada através desses objetos muitas vezes guardados em casa. “O morador que possuir um objeto seja ele o que for, como um manuscrito, objeto, móvel, enfim, deve falar comigo que eu irei analisar o valor histórico e em seguida proceder a doação. Este é um procedimento técnico, histórico e requer cuidados”, explicou Selma.
Nesse semestre ainda, a diretoria de Cultura realizará a primeira exposição temática com o acervo da comunidade. Portanto, se você tem algo que faz parte da história do nosso município, procure a Diretoria de Cultura que fica aos fundos da Defensoria Pública ou pelo telefone (66) 3461-4556 e colabore para que através desse resgate cultural possamos continuar contando e fazendo a história de Jaciara.
Fonte: Aline Bassanesi/Ascom

Fanfarra e quadrilha retomam seus trabalhos no município

A principal Fanfarra de Jaciara está de volta. A Fanfarra do professor Chiquinho que ficou três anos sem funcionar vem com tudo para alegrar o município e desenvolver um trabalho de ação com jovens e crianças.
A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Jaciara e visa proporcionar um momento de lazer e educação, além de incentivar a cultura entre os jovens do município. “Nós entramos em contato com o professor Chiquinho que fez a seleção dos alunos e vamos colocar em prática essa bela fanfarra. Porque além de educar ela serve de lazer e descontração para esses alunos”, destacou Elisabete Oliveira de Lima, secretária de Educação e primeira dama.
Além da Fanfarra, o grupo folclórico que dança a típica quadrilha de São João também volta a ensaiar e competir. Segundo o professor Chiquinho, a intenção é incentivar a cultura e levar a quadrilha para âmbito nacional. “Nós já competíamos antes e chegamos a ficar em 7° lugar no nacional e queremos continuar nos destacando”, comentou Chiquinho.
A quadrilha dará inicio aos ensaios e reuniões no próximo sábado (22) a partir das 14h na Escola Arthur Ramos. Já a Fanfarra, tem previsão para iniciar suas atividades no dia 29 de junho. De acordo com Chiquinho, o interesse dos alunos é muito grande, por isso será feito uma readequação para atender o maior número possível de participantes.
Tanto a Fanfarra quanto a quadrilha são grupos que incentivam a cultura e o bem estar dos participantes, sem o apoio da Secretaria de Educação e Prefeitura, esse grupo seria esquecido, como destaca o professor. “É importante que a prefeitura e a secretaria nos apóiem e venham nos oferecer esse incentivo de retornar com nossas atividades. Fiquei muito feliz quando o Ademir e a Bete me procuraram para colocar em prática novamente esse trabalho que fazemos com tanto amor”, finalizou.
Fonte: Aline Bassanesi/Ascom

sábado, 15 de junho de 2013

2º dia de Conferência Nacional de Educação em Jaciara

Delegados que participaram das discussões dos  7 Eixos 
 

Momento das apresentações  dos 7 eixos e votações das proposições
 


Escolha dos delegados para Conferência Estadual

 Apresentação das preposições


 Grupos discutindo os 7 eixos


 

quinta-feira, 13 de junho de 2013

3º dia de capacitação para atualização do PAR-ROO/MT


 


 

Etapa Municipal do CONAE-2014 em Jaciara

 
"CORAL VILLANY"

 CENTRO DE EVENTOS - JOVELINA DE ALMEIDA
 
CARLOS AUGUSTO ABIGALIL



Neste dia treze de junho deu início a Conferência Nacional de Educação - Etapa Municipal, a CONAE é um espaço democrático aberto pelo poder público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.
O evento  aconteceu no Centro de Eventos Jovelina de Almeida, a abertura foi realizada pela Secretária de Educação e primeira dama,  Elizabete Oliveira de Lima, esteve presente o prefeito municipal Ademir Gaspar de Lima, Vice-prefeito Adilson da C. França, representando a Câmara o vereador Emerson de Guimarães,  Assessor do Senado Carlos Abigalil , Assessor Pedagógico Auro Menengueli e Marilei de Oliveira.
O objetivo é garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. Nesses eventos,, portanto, os espaços de discussões são abertos  à colaboração de todos- profissionais de educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselho da educação, entre outros. Desta forma está Conferência tem caráter avaliativo e deliberativo. Fundamentado no documento Referência e da participação de todos e formaremos um conjunto de propostas que indicará a Câmara dos deputados Federais e um conjunto de gestores Federais, Estaduais e Municipais que tomarão as medidas legais e necessárias à correção de deficiência e distorções  do Plano Nacional de educação. Esta Conferência tem como público alvo, dirigentes da educação, assessores pedagógicos, prefeitos, sociedades civis e organizada, vereadores, profissionais de educação, pais e alunos. Todos estejam corresponsáveis na mudança história da Educação Brasileira.
As palestras foram ministradas pelo Assessor do Governo do Senado - Carlos Augusto Abicalil com  a temática Eixo 1- O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação; o Eixo 3: Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e Meio Ambiente com o Professor Marcos Vinícius Ferreira Vilela -UFMT;  o Eixo 4 - Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem e o Eixo 5- Gestão Democrática, participação popular e Controle Social com a Srª Rosa Neide Sandes de Almeida - Assessora Especial da SEDUC/MT; o Eixo 6: Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho com o Sr. Júlio Cézar Martins Viana- SINTEP/MT.
 
ALUNOS DA E. E. ARAÚJO BARRETO

ROSA NEIDE SANDES DE ALMEIDA
 
JÚLIO CÉZAR MARTINS VIANA

MARCOS VINICIUS F. VILELA

terça-feira, 11 de junho de 2013

ENCONTRO DO PAR EM RONDONÓPOLIS

Nesta terça-feira (11\06) está sendo realizado em Rondonópolis, no Auditório da Prefeitura a capacitação sobre o PAR. A Secretária Adjunta de Educação Municipal Lúcia Elena Marcidelli e a Coordenadora do PAR professora Maria Helena estão participando do “Encontro de Atualização do Plano de Ações Articuladas”. As informações repassadas são várias: Recursos do PDDE (Escola Aberta, Mais Educação, PDE Escola, PDE do Campo, Escola Acessível, Água na Escola, Promoção e Sustentabilidade Socioambiental nas Unidades Escolares), PDE Interativo, Sistema SIGARP, Prestação de Contas, entre outras informações extremamente importantes para o andamento dos trabalhos da Secretaria Municipal de Educação. Se fizeram presentes 14 municípios. Muitas dúvidas foram sanadas pelos palestrantes da SEDUC José Geraldo da Silva e Gerson . Este encontro acontecerá do dia 11 ao dia 13 de junho.




segunda-feira, 10 de junho de 2013

Orquestra Viola Divina

No dia 8 de junho a ORQUESTRA VIOLA DIVINA  de Rondonópolis-MT esteve presente no Centro de Eventos para apresentação dos melhores clássicos da música sertaneja, esta foi uma realização da Associação de Violeiros e Amigos da Viola de Jaciara; Diretoria de Cultura de Jaciara; Prefeitura de Jaciara e Secretaria de Turismo de Jaciara.
A  apresentação foi um sucesso, o público aplaudia o tempo todo com muito entusiasmo, a população mostrou que aprecia a moda de viola.
 
 
 

2º Encontro dos professsores alfabetizadores do Ciclo de Alfabetização do Pacto Nacional