quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Encerramento da Formação na sala dos Profissionais de Educação na UMEI Menina Angélica.

No dia 21 setembro encerrou a formação da sala dos Profissionais de Educação para os ADIs e apoio da UMEI - Unidade Municipal Menina Angélica.
Os trabalhos foram finalizados com apresentações dos projetos realizados durante a formação.


A formação de professores é um campo amplo que requer, para sua compreensão, visualizá-la como um espaço constituído por diversas ideologias, concepções e práticas culturais, políticas e educacionais. Num campo mais restrito, são necessários os entendimentos de escola, professor e de formação de professores, temática que queremos refletir com referência à formação continuada e concretamente à formação continuada de professores em serviço.
A formação continuada de professores tem sido, nos últimos anos, tema para políticos, professores, pesquisadores, universidades e vários outros setores da sociedade.
Na Formação Continuada o educador está sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências tende a ampliar o seu campo de trabalho.
Segundo o estudioso Philippe Perrenoud, a formação profissional contínua se organiza em determinadas áreas prioritárias. Dentre elas estão às competências básicas que cabem ao educador e refere-se como áreas de competências mais específicas a serem trabalhadas em formação continuada levando o educador a:
Organizar e animar situações de aprendizagem;
Trabalhar a partir das representações dos alunos;
Trabalhar a partir dos erros e obstáculos à aprendizagem;
Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas;
Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, segundo uma abordagem formativa;
Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com os conhecimentos, o sentido do trabalho escolar e desenvolver a capacidade de auto-avaliação na criança;
Negociar com os alunos diversos tipos de regras e contratos;
Trabalhar em equipe.
Na UMEI Menina Angélica a Formação Continuada de Professores em Serviço que temos desenvolvido, tem permitido construir fundamentos teórico-metodológicos de pesquisa que transformam relações cotidianas, o contexto educativo do tempo e local de trabalho onde os docentes constroem ou reconstroem conhecimentos com os estudantes, outros colegas e a sociedade, em geral.

Coordenadora Pedagógica: Ana Paula Bueno












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.