quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

PNAIC realizado no município de Jaciara

O PNAIC - Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa está sendo realizado no município de Jaciara nos dias 09 e 10 de dezembro com professores dos anos iniciais da rede pública municipal e estadual, no IFMT. Participou da abertura o Secretário Municipal de Educação Emerson Guimarães da Silva, Assessora Pedagógica do Estado Marilei de Oliveira, professores e gestores. Após a abertura foi realizado uma oficina com os professores. 








Cantata de Natal









terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cantata Natal de Luzes e chegada do Papai Noel acontece nesta terça-feira em Jaciara


Repleta de belíssimas canções que captam os momentos significativos, a Cantata Natal de Luzes acontece nesta terça-feira (08), às 19 horas no Centro de Eventos. A entrada é 1 Kg de alimento. E logo após, todos estão convidados também para participar da chegada do Papai Noel na Praça Tamoyos com a abertura oficial do Natal de Luzes.
A Cantata trará mesclas de canções originais, canções conhecidas e populares, típicas desta época de festas natalinas e final de ano, as quais transportarão o público a um mundo de sonhos e magias natalinas, tudo organizado pela Prefeitura de Jaciara e coordenação da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Assistência Social.
De acordo com a regente do Coral Municipal, Sarah Martins, estarão presentes no palco da Cantata 150 vozes, entre elas participações dos coralistas da Cia de Artes, o Coral de Professores da Escola Municipal Maria Villany Delmondes e os integrantes da melhor idade com o Coral Viva a Vida.
Além dos músicos e as canções natalinas, os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Projeto Teatro é Social, entre uma canção e outra encenarão uma história sobre o Natal, onde um personagem vestido de Vovó estará com seus netinhos reunidos em uma roda conduzindo o espetáculo em forma de conto.
Abertura Natal de Luzes
O Papai Noel chegará em Jaciara logo após o encerramento da Cantata, quando todos os convidados já estiverem presentes na Vila de Luzes montada na Praça Tamoyos.
Parte dos materiais utilizados na concepção do decoração natalina é sustentável como casa, caixas de presentes, velas, bengalas, carruagem, dentre outros.
Amanhã, quando todas as luzes e pisca-pisca se ascenderem, a população jaciarense irá conferir o resultado de mais de três meses de trabalho, feito pela equipe de colaboradores e integrantes das oficinas do CRAS.
Fonte: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

CANTATA DE NATAL

A Prefeitura  Municipal de Jaciara através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Jaciara apresentam: Cantata Natal de Luzes. Será um evento emocionante preparado com muito carinho pela Diretoria de Cultura e que encerra as atividades artísticas e culturais deste ano no município. Venha prestigiar um dos mais belos eventos ao som de melodias sensíveis e emocionantes. A Cantata Natal de Luzes acontece no próximo dia 08 de dezembro no Centro de Eventos, em frente a rodoviária, a partir das 19h. A entrada é um kilo de alimento não perecível. Participe!



quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Reunião com coordenadores do ensino fundamental

Nesta quarta feira (02/12/2015) aconteceu uma reunião com coordenadores do Ensino Fundamental das escolas municipais, na Secretaria Municipal de Educação com a coordenadora do E. F. da SMEC - a profª Maria Madalena C. Tavares da Silva. O objetivo central da reunião foi apresentar o resultado da AMEF - Avaliação Municipal do Ensino Fundamental, uma ação do PDI- Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado. A finalidade desta avaliação é diagnosticar a proficiência dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal. Após receber os resultados cada unidade escolar deverá reunir com os profissionais de educação de sua unidade para realizar a análise e posteriormente elaborar o plano de intervenção, afim de aprimorar as práticas educacionais e garantir um ensino com foco na elevação da proficiência. Este deverá ser acompanhado pela equipe da coordenação da SMEC.




terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Remake’ do espetáculo Esperança tem 37 atores em cena




Nesta sexta-feira (04) uma superprodução jaciarense retorna ao palco do Centro de Eventos, às 19 horas. Desta vez, o espetáculo Esperança será encenado todo costurado ao avesso, no qual entrarão em cena 37 atores, que prometem uma atuação memorável. A entrada é 1 Kg de alimento não perecível.
Segundo o autor do texto e diretor, Vinicius Moura, pela primeira vez um épico será apresentado, resultado de cinco meses de ensaios, preparação do figurino e cenário.
“A trama de “Esperança” neste ‘remake’ irá explorar toda a tragédia que permeava cada momento, que aparentemente era apenas carregado de melancolia, na primeira versão. Dessa vez a intenção é começar com tudo, a trama começa com direito a cavalos e crimes com disparo de arma de fogo bem ao estilo épico”. Revela Moura.
Nesta nova temporada de Esperança, a novidade é que cenas surpresas contarão o passado dos protagonistas, permitindo ficar na torcida e acreditar no romance que nasce no segundo momento da história.
A realização é da Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Educação/ Diretoria de Cultura com a importante e fundamental parceria da Secretaria de Assistência Social/CRAS.

Figurino, Cenário e Trilha Sonora
Se tratando de uma peça de época, todo cuidado com a produção é pouco, e eles não pretendem pecar, desde a concepção dos mínimos detalhes até ao figurino deslumbrante.
Tudo foi confeccionado pelas costureiras do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), as quais tiveram o máximo de cuidado, embora o roteiro por si só dê conta de nos transportar, a direção de arte foi além com trajes impecáveis.
O cenário, que segundo o diretor está guardado sob sigilo absoluto, vai transportar o público para o início do século XX, com a sensorialidade da trilha sonora premiadíssima, que promete agradar a todos com temas como ‘Clair de Lune’ composta pelo francês Bebussy, e tantos outros que permeiam a trama.
Na preparação dos 37 atores, fatos históricos não foram deixados de lado, e o fim da I Guerra como cenário faz desse espetáculo uma verdadeira aula de historia. Os integrantes voltaram no tempo participando de um workshop com abordagem sobre a época em que a trama é contada.
-- Márcio Fidélis - (66) 9660-4159
Jornalista - Assessoria de Imprensa











Matrícula Digital 2016
A matrícula digital tem a finalidade de promover a gestão democrática e transparente no acesso às vagas na Rede Municipal de Ensino, qualificando e otimizando o processo da Matrícula.

Calendário
1ª Etapa
Pré-Matrícula Online
2ª Etapa
Efetivação da Matrícula
UMEI´s ("Creches")
De 07/12/2015 - 11h
à 08/12/2015 - 23h59
10/12/2015 à 11/12/2015
das 7h às 17h
Educação Infantil
de 04 à 05 anos
De 10/12/2015 - 11h
à 11/12/2015 - 23h59
14/12/2015 à 15/12/2015
das 7h às 17h
Saiba como funciona a Matrícula Digital
Caso o aluno se encaixe em um dos perfis abaixo, o responsável precisa preencher a sua pré-matrícula:
- alunos novos;
- alunos que queiram transferir-se de UMEI/escola;
- alunos que não renovaram sua matrícula na própria escola até o prazo estabelecido;
É importante saber:
- o preenchimento do pedido de matrícula e a conferência dos dados e opções são de inteira responsabilidade dos pais ou responsável.
- os pais ou responsável, deverão selecionar a unidade de acordo com suas necessidades ou preferências.
- Clique em ENVIAR apenas uma vez e aguarde a Confirmação da pré-matrícula através da mensagem: "PRÉ-MATRÍCULA enviada com Sucesso!" em até 5 segundos. Caso a mensagem não apareça, verifique se existe erro no preenchimento do formulário, corrija e envie novamente.
- os pais ou responsável após preencherem e enviarem o pedido de pré-matrícula, terão a opção de imprimir o comprovante de confirmação, que deverá ser guardado, pois é o seu comprovante de realização da etapa, porém, não é obrigatória a impressão. Assim que a mensagem "PRÉ-MATRÍCULA enviada com Sucesso!" aparecer, a comprovação da pré-matrícula foi salva em nossa banco de dados e estará na relação constante na unidade escolhida na data indicada para efetivação final da matrícula.
- as vagas serão preenchidas por ordem de cadastro obedecendo a quantidade de vagas oferecidas e o número da pré-matrícula gerada até o limite de vagas.
- os pais ou responsável que preencherem mais de uma solicitação de pré-matrícula para o mesmo aluno, seja na mesma unidade ou unidade diferente, correrá o risco de ter o cancelamento automático do seu pedido de pré-matrícula.
- os pais ou responsável deverão observar a quantidade de vagas disponíveis e o número de sua pré-matrícula. Se o número da pré-matrícula for maior que o número de vagas, o candidato ficará na fila de espera (Cadastro de Reserva) por novas vagas ou será remanejado para outra unidade caso a mesma possua vagas disponíveis.
- caso a pré-matrícula esteja dentro do quadro de vagas, os pais ou responsável deverão procurar a unidade escolhida na pré-matrícula no período indicado para efetivação da matrícula. O não comparecimento no prazo, cancelará a pré-matrícula abrindo vagas para o cadastro de reservas.
- os pais ou responsável deverão comprovar todas as informações preenchidas na ficha de inscrição no ato da efetivação da matrícula. A não comprovação da documentação acarretará em cancelamento da pré-matrícula.
1ª Etapa - Pedido de Pré-Matrícula Online
2ª Etapa - Efetivação da Matrícula na Unidade Escolhida, desde que sua pré-matrícula esteja dentro do quadro de vagas.

Atualize a Página ou Acesse novamente na data e hora designadas para abertura da pré-matrícula. 
UMEI´s ("Creches")
Abertura:
Dia 07/12/2015 - 11h
Fechamento:
Dia 08/12/2015 - 23h59
Educação Infantil
de 04 à 05 anos
Abertura:
Dia 10/12/2015 - 11h
Fechamento:
Dia 11/12/2015 - 23h59

Matrícula Digital

 O link ( www.jaciara.mt.gov.br/index.php?pg=matricula ) para efetuar a Matrícula Digital estará disponível durante 36 horas. UMEI´S dia 7/12 e Ensino Infantil Escolar 10/12 - ambas datas das 11 horas da manhã as 23h59 do dia seguinte. ]

A Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Educação implanta projeto piloto para a realização da Matrícula Digital, que estará disponível para…
JACIARA.MT.GOV.BR|POR MÁRCIO FIDÉLIS/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

Rede municipal lança Matrícula Digital para alunos das creches e da educação infantil em Jaciara


Reunião com gestores das UMEIs e escolas municipais

Os diretores das Unidades Municipais de Ensino Infantil estiveram reunidos nesta segunda-feira (30) com o secretário de Educação Emerson Guimarães, supervisor de Tecnologia da Informação e equipe da secretaria para fazer os últimos ajustes da Matricula Digital.
Segundo o gestor da pasta, a pré-matrícula via internet tem a finalidade de promover a gestão democrática e transparente no acesso às vagas, e a princípio, será na rede municipal de ensino infantil (creches e escolas), qualificando e otimizando o processo da matrícula.
“Neste ano, como projeto piloto, estaremos disponibilizando o serviço online somente aos alunos da educação infantil com idade de quatro meses de idade a cinco anos. Para o ano letivo de 2017, nosso objetivo é estender a Matrícula Digital  em todas as escolas municipais de Jaciara”, destaca Emerson.
O link para efetuar a Matrícula Digital estará disponível no site institucional da Prefeitura de Jaciara (www.jaciara.mt.gov.br/index.php?pg=matricula).  Pais ou responsáveis terão mais de 36 horas para realizarem a pré-matrícula e as datas serão divulgadas na imprensa local, mídias sociais e nas próprias unidades de ensino, a partir desta terça-feira (01/12). 
Na reunião, estiveram presentes as diretoras Inaria Tabosa (Umei Casa da Criança), Sirlene da Silva (Umei Zulmira Barbieri), Ana Paula Barbosa (Umei Menina Angélica) e Maria Aldenira (Umei João de Barro), além das colaboradoras da Educação, Lúcia Marcidelli, Luzia e Madalena Caixeta.

Fonte: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa