segunda-feira, 15 de julho de 2013

Encontro de Formação do Pacto Unidade IV



A equipe do Pacto Municipal da Secretaria Municipal de Educação reuniram-se juntamente com os professores alfabetizadores do 1º Ciclo de Alfabetização nos dias  11/07 e 12/07, na Biblioteca Municipal para mais uma etapa da formação referente a unidade 04, com as seguintes temáticas: Ludicidade na sala de aula; Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias; Vamos brincar de reinventar histórias; Brincando na escola: O lúdico nas escolas do campo.
No componente curricular da Língua Portuguesa, muitas atividades podem ser desenvolvidas de maneira a privilegiar o lúdico no processo de aprendizagem.
           Os jogos e as brincadeiras estão presentes na vida cotidiana, especialmente na vida das crianças. De acordo com Borba (2006), desde muito tempo as brincadeiras e os jogos passaram a integrar as práticas de vida em sociedade. Ao longo da história, o brincar foi se configurando na vida social e passou a fazer parte dos conteúdos que são aprendidos nas relações de interação com as pessoas e com a cultura.
O foco central do trabalho, em uma perspectiva de currículo inclusivo, é que todos têm direito a aprender, a brincar, a se divertir. Promovemos, desse modo, uma educação em que os cuidados com a criança implicam no respeito às diferenças e no favorecimento de situações seguras e lúdicas de aprendizagem. Ao brincar, a criança movimenta-se em busca de parceria e exploração de objetos, comunica-se com seus pares, expressa-se por meio de múltiplas linguagens, descobre regras e toma decisões. Assim, desenvolve dimensões importantes no aprendizado dos conhecimentos escolares.
Os encontros atenderam a expectativa do grupo que elencaram a importância  do lúdico na sala de aula e reforçaram a através de depoimentos a importância desses encontros, pois vem respondendo a importância do planejamento através da sequência didática e agora nesse nessa unidade a ludicidade que torna-se a sala de aula mais atrativa e prazerosa através das brincadeiras e dos jogos sem perder o foco do ensino-aprendizagem no espaço escolar.
  





O V Fórum Permanente de debates de EJA Região Sul de MT-Pólo Jaciara



O V Fórum Permanente de debates de EJA da Região Sul de MT-Pólo Jaciara, aconteceu no dia 12 de julho de 2013, na Escola Estadual CEJA Marechal Rondon, estiveram presente o palestrante Itamar José Bressan- coordenador do Programa Jovem Urbano-SEDUC-MT para ministrar sobre Reflexões acerca da Organização Curricular e das Práticas Pedagógicas na CEJA, EJA e Doralice Vieira de Castro palestrante com o tema Financiamento da EJA: Realidades e Perspectivas. O evento contou com a participação dos municípios São Pedro da Cipa, Juscimeira, Dom Aquino e Jaciara.

O Fórum traz como tema central "Desafios da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Contexto Brasileiro: Financiamento, Currículo e a Formação de Educandos e Educadores", com o compromisso permanente em defesa da ampliação e conquista da educação de jovens e adultos. Os municípios tem procurado dialogar buscando a cooperação na construção de uma escola pública, que promova a valorização das diferentes expressões culturais no âmbito escolar. 

Segundo a Secretária de Educação Elizabete O. de Lima  "os debates sobre a educação vem reunindo diversas instituições públicas e privadas, sociedade civil organizada, profissionais da educação, pais e alunos para elaborar diretrizes, metas e ações para levar  ao Fórum Estadual e Nacional para que tenhamos uma política pública para a EJA no Mato Grosso e para o País e que  possamos suscitar mudanças no panorâmico nacional, capazes de materializar o respeito a dignidade da pessoa humana sem distinção alguma e sem exclusão social".





 Momento de leitura, debates e elaboração de diretrizes, metas e ações


Composição da nova diretoria da EJA

quinta-feira, 11 de julho de 2013

V Fórum Permanente da EJA

Nesta sexta-feira (12/07/2013) acontece o V Fórum Permanente de Debates de EJA Região Sul de MT-Polo Jaciara que traz como tema central: Desafios da Modalidade de Educação de Jovens e adultos no contexto brasileiro: Financiamento, Currículo e a Formação de Educandos e Educadores, na Escola Estadual CEJA Marechal Rondon, a partir das 7 horas.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

DIRETOR DE TRÂNSITO DO MUNICÍPIO DE JACIARA-MT, VISITA SALA DE RECURSOS


No CEJAS-Centro de Educação de Jovens e Adultos Marechal Rondon, funciona a sala de Recursos  Multifuncional aonde são atendidos também os cegos dos município de São Pedro da Cipa, de Dom Aquino e de Jaciara.
Na aula de percurso e mobilidade com bengala, os alunos cegos vivenciaram a experiência de andar por vias públicas e pontos de referência do centro da cidade sozinhos apenas orientados pela professora guia. Eles são ainda bastante  dependentes  dos familiares e nessa experiência, buscamos desenvolver neles habilidades de autonomia e independência, bem como, educar os videntes da nossa cidade a reconhece-los.
Se queremos  ser uma cidade inclusiva, onde todos os seus moradores e visitantes possam ir e vir com segurança e autonomia, temos que pensar uma cidade acessível para todos: deficientes, idosos, jovens e crianças.
Nesta perspectiva e, querendo contribuir com as mudanças e adequações arquitetônicas e urbanísticas da nossa cidade, o grupo em comum acordo, solicitou a presença do Diretor de Trânsito, senhor Rogério, para apresentar os pontos críticos e sugerir adequações quanto  colocação de placas, de orelhões, lixeiras e expositores de lojas e similares.
Como nosso município se prepara para a copa do mundo e pretende ser uma cidade inclusiva a todos os munícipes e turistas que para cá vem contemplar e desfrutar da natureza privilegiada que temos, os alunos cegos querem contribuir com indicações para melhorar ainda mais a mobilidade, o acesso e a informação para os videntes e não videntes.
Autora: Marlene Gaio dos Santos 



sexta-feira, 5 de julho de 2013

Estudos sobre municípios canavieiros

 
 
Professores e coordenadores dos 8º e 9ºanos das escolas municipais Maria Villany e Magda Ivana participaram, no dia 12 de junho, de estudos voltados para Municípios Canavieiros. O Estudo teve como tema a bioeletricidade e se destina às escolas públicas que atendem alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma iniciativa do Projeto AGORA, que reúne empresas e entidades ligadas à cadeia produtiva da cana-de-açúcar, em parceria com a Secretaria de Educação e com produção da Editora Horizonte. Essa iniciativa educacional tem como objetivo estimular o estudo das diferentes formas de geração de energia, destacando as alternativas renováveis, como a bioeletricidade. A discussão tem grande relevância neste momento, devido ao uso de termelétricas de emergência para complementar a menor geração de hidroeletricidade. Abordar de forma criativa esses aspectos em sala de aula faz com que o tema se torne um importante aliado ao componente curricular, enriquecendo as aulas e favorecendo a aprendizagem.
 




 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Proerd forma mais uma turma de futuros cidadãos de bem






Nesta quarta-feira (03) o Centro de Eventos Jovelina Maria de Almeida ficou pequeno para receber tantos futuros cidadãos de bem. 500 jovens se formaram pelo programa Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas) e receberam o certificado que lhes proporcionaram um futuro melhor.
Na solenidade estiveram presentes representantes da Policia Militar, pais de alunos, representantes das escolas públicas, vereadores, representantes do Proerd, entre eles o coordenador Adjunto, Coronel Cardoso, além do prefeito municipal Ademir Gaspar de Lima e a secretária de Educação e primeira dama, Elisabete Oliveira de Lima.
O Proerd é um programa ministrado pela Policia Militar em parceria com as escolas públicas do município e prefeitura. Tem o objetivo de formar jovens que cresçam longe das drogas e violência, criando assim, uma lição de vida a cada um deles.
De acordo com o prefeito Ademir, uma cidade precisa de obras e projetos, mas também precisa de programas que visam o cidadão e principalmente o futuro da cidade, que são os jovens. “Eu agradeço aos pais que entregaram seus filhos nas mãos desses educadores que fazem um grande trabalho com essas crianças e que as transformam não só hoje, mas amanhã também. É um prazer ver esse Centro de Eventos lotado de pessoas que terão um futuro digno e que passaram isso para todos ao seu redor”, comentou Ademir.
Além da solenidade, os jovens participaram de brincadeiras com os coordenadores do evento e conheceram o Leãozinho do Proerd, mascote do programa. Uma grande festa que reuniu aproximadamente 700 pessoas no Centro de Eventos.
 


Fonte: Aline Bassanesi/Ascom








terça-feira, 2 de julho de 2013

A FORMATURA DO PROERD ACONTECERÁ NO CENTRO DE EVENTOS JOVELINA MARIA DE ALMEIDA ÀS 18:30h. NESTA QUARTA-FEIRA DIA 03 DE JULHO DE 2013.

ADVSL- Associação de Deficientes Visuais do Vale São Lourenço tem sede em Jaciara-MT


 
 
                A Associação dos Deficientes Visuais do Vale  do São Lourenço -ADVSL é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade promover e incluir cegos deficientes da visão, sem qualquer distinção.
a associação foi fundada em 1º de março de 2012 e tem como sede provisória a Biblioteca Municipal, situada à rua Itararé, nº 1.353. 
                 Atualmente a associação atende  03 deficientes visuais do município de São Pedro da Cipa, 01 deficiente visual do município de Dom Aquino; 07 deficientes visuais do município de Jaciara e está aberta a receber mais pessoas que queiram participar das aulas de mobilidade, braile e sorabã que ocorre nas 2ª e 6ª feiras, no período vespertino,  no CEJAS  Marechal Rondon.
o atendimento vem sendo ofertado em parceria com professores voluntários e com  a cedência do espaço físico do CEJAS Marechal Rondon.
                Outro importante parceiro a ser destacado é a Secretaria Municipal de Educação de Jaciara, que desde  a implantação da associação vem dando suporte quanto ao espaço físico, transporte dos alunos cegos, alimentação, enfim a logística que a associação necessita.
               No dia 30 de maio passou pela Câmara de vereadores de Jaciara, o Projeto de Utilidade Pública da associação, o qual foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores.
              Os cegos, associados da ADVSL (Associação dos Deficientes Visuais do Vale  do São Lourenço) estiveram presentes na Câmara municipal e participaram do momento histórico, um marco para aquela casa de leis e especialmente para eles, que foram tão bem recebidos e que com certeza gravarão para sempre tudo que ouviram dos vereadores: reconhecimento, valorização, empenho, proposições e palavras de incentivo pela causa.
 
Autora: Marlene Gaio dos Santos
 



ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE






Historicamente, o acesso das pessoas com Deficiência Visual à espaços públicos e privados, tem sido um desafio a ser vencido.
O termo acessibilidade não se resume à possibilidade de entrar em determinado local, mas possibilitar um deslocamento mais seguro e independente possível. 
Nas aulas de orientação e mobilidade que ministramos aos cegos nos CEJAS Marechal Rondon é para que os mesmos possam deslocar-se sem medo e com maior independência possível. Estamos dando a ele s a oportunidade de explorar os ambientes e espaços da escola e fora dela, com mais autonomia e segurança.  Para que isso ocorra e as informações corporais sejam internalizadas realizamos atividades como: caminhar a um lugar desejado; mudar de direção; trocar de lado; passar por lugares estreitos; aceitar e recusar ajuda; subir e descer escadas; passar adequadamente por portas; abrindo-as e fechando-as; sentar-se; alinhar-se à mesa para refeições ou trabalho; saber utilizar objetos para uma conduta social (copos, pratos, talheres, etc).
Para o uso correto da técnica de guia vidente, é importante lembrar que a pessoa com deficiência visual, ao segurar no cotovelo de seu guia, deverá sentir todo o movimento do corpo dele. Consequentemente,  a pessoa com deficiência deverá sempre ficar um passo atrás do guia, que o protegerá de qualquer imprevisto que possa ocorrer.
Como ele vê o que a pessoa com deficiência não vê, cabe ao guia vidente, tomar alguns cuidados ao atravessar uma rua: deve calcular o espaço e o tempo que ele levará sozinha para atravessar o espaço e, praticamente, dobrar o tempo que ele levaria sozinho para fazer o mesmo percurso. Vale ressaltar que a pessoa com deficiência visual deve sempre andar no lado de dentro da calçada.
Para indicar que irá subir ou descer um degrau, ultrapassar um obstáculo ou subir ou descer escadas, o guia vidente precisa dar uma parada, o que, para a pessoa com deficiência visual, sinaliza que tal procedimento vai ser iniciado.
O uso de técnicas de guia vidente é de suma importância. O professor de orientação e mobilidade deverá estar atento para oferecer a bengala quando de fato este instrumento possa ser usado com propriedade e segurança, transformando-se em um facilitador para seu deslocamento.
Cabe ressaltar que todos os nossos alunos usam bengala e estão aprimorando o uso das mesmas. Os que não tinham bengala receberam da associação.

Autora: Marlene Gaio dos Santos

Escolas participantes do Arraiá do Vale e apresentaçoes de quadrilhas